A desfolha é o "hagari", e aproveita-se para fazer também o "metsumi" - cortar pontas de brotos para estimular ramificação e brotação "para trás" (mais longe das pontas dos galhos), para adensar a copa.
Começo com o kaede shuhin (já teve postagem própria).
Abaixo: desfolha (hagari) feita, deixando apenas folhas no galho de sacrifício, para melhorar o ápice e ajudar nas cicatrizações.
Abaixo: o kaede shohin (médio). Antes de começar. Veja-se como o galho de sacrifício tem folhas grandes. Nele isso não é problema (quanto mais forte, melhor).
]
Abaixo: comparando uma das folhas do galho de sacrifício (onde os brotos são deixados livres) com o tamanho das folhas da copa. Folhas de Acer reduzem muito de tamanho com hagari e metsumi.
Abaixo: comparando as folhas retiradas dá para ver melhor a diferença.
Abaixo: hagari do kaede shohin feita. As folhas do meio do galho de sacrifício também foram retiradas, deixando só as das pontas, para não fazer sombra alguma à copa do bonsai.
Abaixo: detalhe do ápice, com saída do galho de sacrifício. Já dá para ver um brotinho que provavelmente será o futuro ápice, após cortar o galho de sacrifício.
Abaixo: esse kaede mame tem uns 12 cm de altura. Essa foto é velha, serve para mostrar como era seu aspecto antes de começar a desfolha.
Quanto menor a árvore, mais se reduzem as folhas. Essas folhinhas de dentro da copa, à sombra, praticamente não crescem.
Abaixo: as folhas do kaede mame ficarão como essas estão ficando: mais ou menos um centímetro. Mão do Joto.
Essas folhinhas minúsculas são exagero: quase um acidente, dentro da copa. Muito difícil ficarem todas tão pequenas.
Abaixo: kaede mame desfolhado. O aspecto de inverno, sem folhas, também é muito legal. Mais uma razão para desfolhar é poder aproveitar a aparência invernal das árvores. Essa árvore, por ser a menor de todas, é a que está mais adiantada em termos de estilização. É a vantagem dos mame bonsai: em poucos anos ficam "prontos".
Abaixo: trabalho feito, Leandro curte o resultado. Já são alguns anos.
Abaixo: de volta à bancada. Ótima planta, merece vaso melhor. Vamos ver isso em setembro.
Abaixo: em plena floração, a Maxillaria tem perfume suficiente para ser classificado. Conforme JoãoPedro (que fez a foto): "perfume de frutas vermelhas com muito açúcar". Para mim parece framboesa.
Excelente trabalho e aprendizado.
ResponderExcluirobrigado por compartilhar !
Fico feliz que seja útil,além de divertido, Bruno. Não existe alegria de verdade se não for compartilhada, não é assim? Obrigado pela visita.
ResponderExcluir