terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Bougainvillea

Duas plantas.
Planta 1. Vaso sujo, ainda com poucas folhas, apenas 4 meses após primeiro transplante do tambor em que veio da flora, e já florindo. Esse lado acabou sendo fundo, por causa das cicatrizes. Dimensões: altura 46cm; nebari 8cm (vai melhorar); relação alt/nebari= 5,75. A relação altura/nebari, em plantas japonesas, têm sido cada vez menor, enquanto as chinesas frequentemente são maiores (plantas relativamente altas e "magras"). Plantas de flores ficam bem mesmo com alt/nebari > 5.



Planta 2, abaixo ("Shu-hin"). Origem: yamadori em Montes Claros em 2008, por bonsaísta que vendeu o material bruto. Foto abaixo de 12 de outubro de 2010. O tronco tinha leve inversão da conicidade.




Abaixo, em foto de 18 de novembro de 2011, logo depois de ter sido acomodada pela primeira vez em vaso de bonsai (o acima era um vaso "petrópolis", de má qualidade).



Inversão da conicidade do tronco foi melhorada forçando com pedra inserida dentro do tronco. Nebari de cerca de 23 cm, e melhorando. Altura 56cm. Alt/nebari = 2,43. Muito a fazer para virar bonsai. O vaso ainda parece muito comprido (visto de frente) em relação à altura e largura da planta. A intenção é deixá-la mais frondosa, antes de decidir por vaso menor.

Bougainvilleas têm duas particularidades: os galhos com 2mm já ficam difíceis de aramar (quebram fácil), e o nebari é fácil de ser mudado: bolas de adubo orgânico atraem novas raízes, que engrossam rápido. Essas raízes novas são suculentas e pouco lignificadas (também quebram fácil), mas melhoram a aparência da árvore em poucos meses. Depois de "engordadas" lentamente se lignificam e endurecem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário