sábado, 5 de maio de 2012

Preparando para inverno 2012

Enquanto no hemisfério norte as plantas estão em plena primavera e brotação, aqui é hora de começar os preparativos para a fase de dormência de inverno. A foto abaixo é do crepúsculo de hoje, 5 de maio de 2012, 17:32. Uma frente fria deixa o céu carregado e cai chuva leve, a temperatura em queda.


Durante o dia houve muito trabalho. É tempo de limpar os troncos e substratos dos restos de musgo. Restos de adubo orgânico também tem pouca utilidade agora e podem ser descartados, arejando o substrato. Os troncos devem ser escovados.

Abaixo: esse Ficus carica tinha folhas com marcas de mordidas de lagartas. A hera no muro ao fundo também é um Ficus (Ficus pumila), e precisa ser vigiada, pois torna-se criatório de pragas.


Abaixo: uma "lagartinha" que estava na hera. Encontrei oito dessas no muro ao fazer uma ronda com lanterna à noite. Durante o dia se escondem e passam despercebidas, mas pelotas de fezes no chão e folhas roídas são sinais inequívocos de presença delas.


Para uma dessas, (se chegasse aos vasos) os bonsai de Ficus dariam só um lanchinho. Tem mais de 12 cm, e encontrei uma afogada na piscina com mais de 15cm de comprimento e uns dois de largura. Não é urticante. Além de lagartas, lesmas e caracóis também precisam ser ativamente procurados e eliminados. Tento evitar inseticidas. Escondem-se entre a folhagem, debaixo dos vasos (os buracos de drenagem dos vasos, mesmo telados, são recanto onde é comum encontrar lesmas), entre os matinhos que crescem junto com os bonsai (mais uma razão para mantê-los sob controle).

Abaixo: um dos bonsai de ficus (ou, na opinião dos mandruvás, um dos "lanchinhos") que escapou de ataque. Hora de limpar e deixar pronta para o inverno.


Abaixo: detalhe do musgo velho que precisa ser retirado, junto com os matinhos.


Abaixo: limpeza em andamento.


Abaixo: ao retirar as placas de musgo, pequenas raízes novas (que são necessárias para melhorar o nebari) ficaram expostas e devem ser protegidas, seja com substrato limpo ou mesmo um pouco de sfagmo.



Giordano dá os toques finais completando o substrato. Ao fundo Leandro cuida de uma muda de junípero.

Abaixo: limpeza pronta. Uma poda leve completou o serviço.


 Leandro e Gio atacaram os matinhos do bosque de Cryptomerias. Trabalho meticuloso.


Leandro mostra um dos orgulhos: esse Kaede Mame está ficando muito bom, recebeu limpeza também. Estamos pensando em desfolhá-lo para estimular folhagem avermelhada de inverno.


Nenhum comentário:

Postar um comentário