quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Viveiro 1 - bonsai backyard

Fotos do viveiro dão idéia das condições de cultivo. O título em inglês é para facilitar localização pelos colegas de outros países que estão visitando o blog (thanks for visiting, guys. Hope the pictures will compensate the lack of english text. Please feel free to contact me).


Bancadas da frente da casa. A grade branca está do lado norte e o sol cruza ao comprido sobre as bancadas, forte o ano todo. O sombrite reduz a luz em 10%. É essencial, considerando as tempestadas de granizo que têm sido cada vez mais comuns no verão. Em 2008 uma tempestade dessas, com apenas 20 minutos, destruiu duas plantas e danificou várias. As plantas, inclusive as coníferas, ficaram muito mais saudáveis sob o sombrite. Foi trabalhoso deixá-lo bem esticado, mas Fafá não deixaria ficar na frente da casa se ficasse feio. Na verdade ficou muito bom.

Abaixo: 13:44 de 6 de abril de 2012, tempestade de granizo (a terceira da estação) deixou esse acúmulo de pedras sobre o sombrite. Se tivesse caído diretamente sobre os mame-bonsai, o dano teria sido grande. Só com essa ele se pagou. Essa quantidade acumulada não reflete a quantidade real, pois o vento muito forte sacudiu violentamente o sombrite retirando a maior parte. A foto foi feita uns 20 minutos depois que a tempestade parou.



Abaixo: mesmo local, outro ângulo.


Abaixo, as orquídeas (onde são cultivadas inclusive as "mini"). Eu estava checando vasos pendurados. A gaiola foi presente do Fernando Avelar, mas não fiquei com ela muito tempo: não sei cuidar, achei melhor repassá-la para criador mais experiente.


Abaixo uma das bancadas dos mame e shohin, ao lado da piscina (quintal dos fundos), em frente às orquídeas vistas na foto acima.


Abaixo: visão noturna (na verdade, eram 5:45 da manhã, saindo para o trabalho), de costas para a bancada da frente da casa (direção oeste). Lua cheia no final da noite, céu com névoa suave.

3 comentários: