domingo, 26 de fevereiro de 2012

Junipero Ishizuke

Juniperus horizontalis, "jacaré" entre bonsaístas brasileiros.
Esse foi adquirido em flora. Primeira poda e amarrado na pedra em agosto de 2011.
Recuperou-se muito bem, como se vê pela brotação. Hora de dar o próximo passo e fazer a primeira aramação.

Abaixo: 25 de fevereiro de 2012. Antes de começar o trabalho, em grande (e muito pesado) vaso de granito. Dá para ver o plástico usado para conter as raízes ao redor da parte de cima da pedra (em baixo elas são deixadas livres).

foto 1: "de costas"


Fotos 2 e 3, abaixo: frente e um pouco lateral, respectivamente.


Foto 4 - Noite de 25 de fevereiro de 2012. Lua crescente.

Manhã do dia 26 de fevereiro. No dia seguinte ao trabalho, vamos ver como ficou (fotos 5 a 7) depois de seleção de galhos, posicionamento em outro vaso (ainda muito grande e de treinamento), aramação, colocação de musgo para proteger as raízes em formação (e melhorar a aparência).
Foto 5: frente (por enquanto)

Han-kengai (semi-cascata), ishizuke (na pedra), shohin (cerca de 20cm de altura: ainda está parcialmente coberto pelo musgo, a altura será maior quando as raízes forem expostas), com "jin" (galhos transformados em madeira morta).

Fotos 6 e 7: angulos da frente e costas.

Dentro de um mês a madeira morta poderá ser tratada com calda sulfocálcica. Agora vai ficar em meia sombra até recomeçar a brotar.

2 comentários:

  1. Marcelo, você coloca alguma camada abaixo dos musgos, ou ficam diretos no substrato?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gustavo esse musgo aí foi recolhido de muro em São João Del Rey, estava formando camada grossa, não precisei colocar nada. Quando está muito fina, ou só fragmentos, uma camada fina de terra preta sobre o substrato ajuda o musgo a se firmar e obter umidade por capilaridade do substrato. Pode ser humus de minhoca também. Alguns musgos de telhado são mais resistentes (tem um monte de espécies dessas briófitas) e inclusive podem combinar melhor com a planta, como juniperos, que não gostam tanto de umidade. tenta mais de uma espécie e vê qual se desenvolve melhor aí.

      Excluir